SEUS NOVOS CLIENTES ESTÃO TE ESPERANDO
Será que aquele velho clichê de que “toda crise é uma oportunidade de o dinheiro mudar de mão” é mesmo verdade?
No texto abaixo, vou procurar me aprofundar nessa frase sob a ótica de um mercado específico. O Mercado de antecipação de recebíveis.
Para quem não conhece, esse mercado trabalha oferecendo às empresas em geral a oportunidade de anteciparem receitas futuras gerando um fluxo de caixa mais imediato para novos investimentos ou mesmo “safar” alguma pendência financeira de curto prazo.
Esse, inclusive, é o mercado de atuação de Grupo ASCENT com as soluções de Business Intelligence e Inteligência Artificial focados para redução de inadimplência dessas operações.
Desde o inicio da pandemia, mais de 80% dessas empresas que converso quase que diariamente optaram por algum tipo de redução de suas operações. Preferiram por uma segurança de seu capital em detrimento, muitas vezes, de um relacionamento de anos que já tinham com alguns de seus clientes.
Em uma primeira análise até parece ser uma boa estratégia. Talvez seu eu estivesse no lugar dessas empresas também tivesse agido assim.
Acontece que em 01/04 eu realizei um webinar com o tema “CORONAVÍRUS E SEU IMPACTO NA INADIMPLENCIA EM EMPRESAS DE CRÉDITO”.
Se você teve a oportunidade de participar desse evento online (que foi um grande sucesso por sinal) você pode ver que eu realizei um estudo online com vocês mostrando através de inteligência artificial o que, de fato, essa situação econômica atual pode impactar na inadimplência dessas empresas.
Você pode ver que, sim, de fato havia uma tendência de aumento da inadimplência.
Mas que ainda assim poderia ser uma grande oportunidade uma vez que:
- A empresa estaria navegando em um “mar mais azul”
- Se a empresa utilizar as informações e a tecnologia correta poderia facilmente detectar no momento da proposta a probabilidade de a operação vir a ser inadimplente no futuro. Reduzindo muito assim o seu risco.
(se você não teve a oportunidade de participar desse webinar online. Fique atento pois haverá outros. Esse infelizmente não está mais disponível.)
Mas voltando aqui, as empresas que decidiram reduzir suas operações, seja segmentando mais os mercados que iriam atuar (optando pelos setores da economia teoricamente mais sólidos nesse momento), ou as empresas mais radicais, que interromperam totalmente suas operações, elas “deixaram na mesa” diversos clientes “órfãos” no momento que eles mais precisavam de crédito.
Quem mais ganhou com isso?
Os bancos, certamente. Eles que vinham perdendo cada vez mais espaço antes da pandemia para as fintechs, viram nesse momento uma grande oportunidade de retomada no cenário nacional.
O volume de operações financeiras cresceu muito nesses últimos dias para os bancos tradicionais.
Claro, você pode dizer, mas os bancos possuem muitas reservas e podem “arriscar” mais nesse momento.
Se você pensou isso, se enganou. Nunca vi banqueiro “arriscar”. Ninguém lá é jogador. Eles simplesmente possuem a tecnologia correta.
Se você perguntar para seu grupo de amigos, rapidamente achará alguém que tentou alguma operação financeira com o banco, mas não foi aprovado. Experimente só…
Acontece que, com as empresas de antecipação de recebíveis retomando suas operações aos poucos agora, muitas delas precisam “começar de novo” porque “seus clientes” não são mais “seus”.
Estamos então diante de uma nova oportunidade e como diz o tema desse artigo “SEU
NOVOS CLIENTES ESTÃO TE ESPERANDO”.
Não digo que as empresas devem procurar clientes para operar indiscriminadamente agora. Claro que não. Mas sim que devam:
- Sair na frente das demais
- Utilizar tecnologia para que suas operações possam ser as mais seguras possível nesse momento.
Sim, é possível contar com tecnologia como a inteligência artificial, por exemplo, para reduzir cerca de 35% da sua inadimplência.
Respondendo então à pergunta que serviu de base para esse todo nosso artigo:
“SIM, ESSA CRISE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE O DINHEIRO MUDAR DE MÃO”
Pensem e ajam (na frente dos demais)!
Marcelo Pereira
marcelo.pereira@grupoascent.com.br
CEO do Grupo ASCENT. Especialista em Business Intelligence & Inteligência Artificial para o mercado de antecipação de recebíveis.