IA na concessão de crédito aumenta volume de negócios
Ao ampliar avaliação de perfis, a Inteligência Artificial (IA) traz maiores possibilidades ao mercado de concessão de crédito.
Empréstimos, concessões de crédito e aplicações de financiamento são grandes negócios para as entidades financeiras.
Isso se deve a que quase todos os usuários, em algum ponto da vida, precisarão destas concessões, e também porque abrangem quase todas as partes da economia.
Com milhares de brasileiros com planos financeiros, planos de emergência, entre muitas outras questões que levam alguém a solicitar uma concessão de crédito qualquer tecnologia que possa facilitar as aprovações acaba sendo uma ferramenta bem-vinda para os dois lados da moeda.
É justamente por este motivo que bancos tradicionais, virtuais e todo tipo de entidades financeiras estão sempre procurando formas de inovar desde o atendimento até a forma de economizar material humano, tempo e dinheiro com novas estratégias.
Por que a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial acaba caindo como uma luva para uma questão que cria problemas para ambas as partes. Esta inovação que já deixou de ser um sonho, acaba economizando material humano e dinheiro para grandes corporações.
E se você acha que ao falarmos de inteligência artificial em concessão de crédito estamos falando de grandes e inovadores robôs atendendo telefone, ou qualquer coisa parecida saída de um filme de ficção, lhe avisamos que está muito mais próxima do que parece.
Hoje em dia podemos ver Inteligência Artificial em nossos aplicativos de bancos, nas aprovações e respostas rápidas do gerente dos nossos bancos online e até em todos os chatbots que aparecem nos sites que visitamos.
A Inteligência Artificial que tem como principal objetivo ser o mais parecida possível a um cérebro humano deixou de ser uma questão fora do nosso ordinário. Apenas é necessário um programador que coloque um código do que é necessário.
É dessa forma que a Inteligência Artificial consegue analisar perfis de candidatos a crédito em pouco tempo, porque depois que a empresa estabelece os requerimentos que aceita como candidatos a crédito a inteligência artificial pode descartar e conceder créditos.
A concessão de crédito tem como grande aliada hoje em dia à Inteligência Artificial já que criou espaços e facilidades que nunca antes haviam existido.
IA na Concessão de Crédito
O processo de concessão de crédito requer um preciso entendimento do perfil do cliente para que posteriormente se encaixe dentro dos termos do crédito e minimize a possibilidade de perdas.
É por esse motivo que o processo pode ser menos eficiente em questões de tempo, material e até em questões burocráticas quando é realizado por um ser humano.
Essa análise, anteriormente, levaria dias e dependeria de sistemas totalmente manuais, que são pouco eficientes justamente por isso.
Altas taxas de Detecção de fraudes
Um excelente motivo pelo qual cada vez mais vemos a inteligência artificial presente no dia a dia de concessão de créditos é a eficiência com a qual podem detectar possíveis fraudes.
A identificação, a estimativa de rendimentos do usuário e a predição de pago são os grandes pilares para a concessão de um crédito.
Com isso, é preciso pensar em que agentes mal-intencionados tentarão se aproveitar de processos manuais, onde não existem garantias de segurança.
Enquanto o método tradicional de concessão de crédito teria que realizar este procedimento manualmente, a inteligência artificial filtra os perfis rapidamente avaliando sua segurança com maior amplitude.
Os modelos de inteligência artificial não focam apenas em avaliar a qualidade creditícia: eles são focados também na detecção de fraudes e acabam encontrando essas tentativas com grande precisão.
Com base nas permissões outorgadas pelo usuário, essas aplicações que facilitam a concessão de crédito acabam sendo benéficas tanto para as companhias que os concedem, que realizam operações com maior segurança, como para todos aqueles que procuram o benefício.
E mais: Até para quem não está procurando crédito, mas por um motivo ou outro viu seus dados sofrerem apropriações indevidas.
Em tempos de tantas fraudes via aplicativos de comunicação e redes sociais, o arsenal para a luta deve ser tão tecnológico quanto.
Ampliação de escopo significa maiores ganhos
A inteligência artificial é capaz de classificar os clientes dentro de um rol de receitas e rendimentos em seus fluxos de caixa.
Antes, a avaliação de crédito era apenas centrada em uma análise do percentual de renda comprometido, fazendo com que as empresas financeiras se orientassem apenas aos clientes Premium.
No entanto, esses clientes já são saturados com ofertas. Afinal, eram os únicos clientes disponíveis.
Com a chegada da IA, o cenário mudou.
Com ela, se cria um planejamento para todos aqueles candidatos que estão registrados com contratos flexíveis, são autônomos ou tem rendas variáveis.
Esse público é incluído em suas oportunidades de negócios, ampliando as possibilidades de lucros.
Além deles, ainda se somam os clientes que mantém maior fluxo de caixa: quando seu percentual comprometido em pagamentos baixa, eles são apontados pelo sistema de IA como clientes em potencial imediatamente.
Assim, a inteligência artificial consegue verificar a média de rendimentos mensais, como esses valores são utilizados no dia a dia e o comportamento como clientes financeiros em diversos cenários.
O futuro do crédito é a tecnologia IA
Embora os sistemas de IA sejam pensados para trazer inúmeros benefícios para empresas e seus colaboradores, as ferramentas de Inteligência Artificial não evitam a necessidade de seres humanos no processo de aprovação final ou questões mais específicas para um certo perfil.
Porém, ajudam a filtrar grandes quantidades de solicitações e esclarecimentos similares que são atendidos prontamente.
Além disso, trazem uma possibilidade real e lícita de maior volume de negócios para as empresas que concedem créditos, ao avaliar o perfil de clientes de maneira mais completa.
É essencial, porém, que as empresas se decidam por implementar a IA em suas operações quanto antes: os maiores players do mercado já investem em sistemas de IA valorizando a nova fatia de mercado que surge.
Os valores relacionados à implementação surpreendem: São menores do que se pode imaginar. Porém, não são gastos: São investimentos em modernização, que dão frutos e retorno real.
A tendência da IA na concessão de créditos veio para ficar. Quem abraçar a mudança quanto antes, será beneficiado em maior proporção por ela.
Venha conhecer mais sobre o que o IA Loss Analysis pode fazer na análise de suas propostas online.