Motivos para usar a IA na avaliação de crédito
Maiores possibilidades de negócios e aumento da produtividade são os maiores benefícios do uso de IA em análise de crédito.
O que parecia apenas um futuro criado em filmes ou em desenhos animados está cada vez mais intrínseco dentro do nosso mundo.
A Inteligência Artificial é uma realidade presente em nosso dia a dia,mesmo que não seja em forma de robôs semelhantes a humanos ou gigantes como imaginávamos antigamente.
As empresas de concessão de crédito que apostam na implementação de sistemas de IA conseguem avaliar seus clientes de maneira mais abrangente e, com isso, aumentam seu fluxo de negócios.
Como benefício extra, os sistemas de IA ainda vem reduzindo tempos de processamento e trazendo economia de pessoal.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é um desenvolvimento científico que visa principalmente a criação de máquinas inteligentes.
Ela tem como propósito dar à máquinas a habilidade de pensar e agir como o faria um ser humano, sem realmente ser um de fato.
É por isso que a ciência investe em inteligência artificial: suas utilidades são muito mais amplas e ainda estão sendo descobertas.
Hoje, já são reconhecidos sistemas de softwares que realizam processos de abstrair, criar, deduzir e até aprender certos comportamentos.
Essas são as ferramentas da tecnologia que tem como objetivo melhorar tarefas do dia a dia, modernizar processos que demoravam muito mais tempo há tão somente um par de anos e criar brechas para pesquisas científicas e avanços que levem os criadores até uma resposta cada vez mais natural.
A inteligência artificial hoje em dia funciona através de processos otimizados e é feita por programadores que estabelecem códigos e programação.
Esses códigos funcionam através de funções matemáticas que seguem o esquema estabelecido pelo programador e outros entendidos pela máquina.
IA no Mercado Financeiro
O mercado financeiro utiliza a inteligência artificial como recurso de automação e análise de perfis.
As máquinas são capazes de atuar objetivamente, seguindo os padrões estabelecidos em um algoritmo, trazendo em sua precisão maior confiabilidade para todo tipo de processos financeiros.
Ela já vem sendo utilizada para ditar previsões de mercado em investimentos e, claro, para avaliar perfis na concessão de crédito, entre muitas outras funções.
Anteriormente, as análises de crédito eram feitas manualmente, avaliando um sem fim de documentos.
O processo poderia tardar dias, e os resultados nem sempre eram os mais interessantes, nem para clientes, nem para a empresa.
A avaliação de crédito de consumidores através da IA segue os padrões estabelecidos pela instituição de concessão de crédito, porém os amplia a níveis inimagináveis por mãos humanas.
A IA é capaz de analisar os perfis em um tempo muito menor do que seria feito manualmente por um funcionário, e com precisão matemática.
Concorrência Acirrada
As entidades financeiras também vêm lutando contra um inimigo cada vez mais automatizado e que agrada mais e mais usuários: os bancos virtuais.
Os bancos virtuais se estabelecem a cada dia no mercado financeiro muito pelo seu rápido retorno em concessões de crédito, atendimento e outras prestações.
Para concorrer com essas entidades, é preciso valer-se de suas mesmas armas: a tecnologia e os sistemas de IA.
Esse, de fato, pode ser encarado como o maior motivo para decidir-se pela implementação de sistemas de IA em seu negócio: a concorrência.
A Inteligência Artificial dá aos negócios que a utilizam uma ferramenta importante na ampliação de rol de clientes prospectados, o que favorece o aumento de lucros.
IA e atendimento ao cliente
A inteligência artificial ganhou muito espaço no atendimento ao cliente, especialmente com os chatbots.
Isso é extremamente importante porque as pessoas geralmente têm severos problemas com atendimento, seja devido aos longos tempo de espera, ou por não ser atendidos da forma em que esperavam.
É por isso que os chatbots dentro das páginas se tornam cada vez mais comuns.
A aparição dos chatbots é uma solução para um atendimento fácil e não muito complicado, nem para o cliente e tampouco para a empresa.
Com eles é possível criar um padrão de respostas para perguntas que a empresa sabe que são feitas frequentemente e, assim, eliminar um grande número de questionamentos.
Aqueles questionamentos que não podem ser respondidos adequadamente pela inteligência virtual acabam sendo direcionados para um executivo que fará o que o robô de inteligência artificial não pôde, só que o fluxo que chega até ele de questionamentos é muito inferior do que seria se tivesse que responder perguntas comuns.
Motivos para usar a IA na avaliação de crédito
Os principais motivos para usar a IA na concessão de crédito são:
- Otimização de processos;
- Precisão;
- Alavancagem de negócios;
- Não perder para a concorrência.
Existem diversos motivos pelos quais a inteligência artificial pode ser uma grande ferramenta durante a avaliação de crédito, mas o principal deles é, sem dúvida, a busca por melhores negócios.
O crédito é uma concessão financeira que precisa passar por vários filtros para sua aprovação, que são mais lentos e menos eficientes quando realizados por humanos.
É por isso que todos os candidatos de créditos devem passar por rigorosas análises de identidade, comprovação de renda, estudos de score de crédito, entre muitos outros.
Os usuários terminam frustrados, pois em muitos casos a avaliação tradicional não os inclui na concessão de crédito.
E a empresa termina perdendo um volume de negócios considerável!
A concessão de créditos através da Inteligência Artificial é um benefício tanto para as entidades bancárias quanto para quem gostaria de solicitar estes benefícios.
Ela não apenas reduz o tempos de espera e a burocracia, mas cria espaço para uma linha mais flexível, onde serão incluídos muitos possíveis clientes para a organização.
Além disso, segundo alguns estudos muitas pessoas se sentem desestimuladas a pedir créditos pela burocracia e por terem que lidar com um gerente, o que realmente pode ser intimidador.
Na teoria, relacionar-se com sistemas de IA pode ser mais simples para o cliente médio.
Não há volta atrás
A Inteligência artificial deixou de ser uma realidade longe de filme de ficção para se tornar uma presença dentro do nosso dia a dia.
Os sistemas estão aí,facilitando processos, análises e questões de atendimento de empresas e clientes.
As empresas mais reconhecidas do mercado financeiro já estão um passo à frente, utilizando sistemas de IA em diversos de seus processos.
Com isso, ampliam diariamente sua carteira de clientes e colhem os frutos de maior volume de negócios bem sucedidos.
O futuro dos negócios financeiros passa por sistemas de IA. A demora em sua implementação pode causar enormes prejuízos para seu negócio.
Quer conhecer mais?